A Geosol

Pensamos em como estará nosso planeta daqui a 50, 100 anos, e ainda enxergamos nosso trabalho. Não por termos 65 anos de excelência em soluções de sondagens, mas por aceitarmos com responsabilidade os recentes desafios que o planeta impõe aos seres humanos.

Somos uma empresa do setor mineral e trabalhamos junto aos nossos clientes ajudando-os a utilizar os recursos da Terra de forma inteligente, eficiente e com respeito. Diante disso, oferecemos técnicas de sondagens especiais para cada tipo de área e customizadas a cada cliente. Além disso, temos uma equipe criativa e em constante treinamento, comprometida com resultados e com o desdobramento sustentável da atividade mineral.

Na GEOSOL, você encontra valores que vão além da pesquisa mineral. Pessoas que são mais que geólogos, engenheiros, técnicos, encarregados e sondadores. Ferramentas que trazem mais que tecnologia. Aqui na GEOSOL, você encontra comprometimento com o futuro; porque a nossa história, não é apenas a de uma empresa que começou suas atividades no verão de 1953 em minas de carvão e hoje é referência em serviços de sondagens. Hoje, sabemos que a história da GEOSOL anda de mãos dadas com a história de todos nós, cujas vidas dependem amplamente dos recursos minerais.

Negócio

Soluções em Engenharia Mineral.

Missão

Promover a pesquisa e o aproveitamento econômico dos recursos naturais de forma confiável e sustentável.

Visão

Manter-se como referência no seu negócio, diversificando as atividades, consolidando e ampliando as inovações.

Valores

1. Respeito a vida;
2. Sustentabilidade e responsabilidade socioambiental;
3. Desenvolvimento e valorização do capital humano;
4. Produtividade com foco em resultado;
5. Criatividade e inovação;
6. Zelo pela história, marca e solidez da empresa.

NOSSA HISTÓRIA

Origem (1953)

A GEOSOL foi fundada em 1953 sob a denominação de Geologia e Sondagens Ltda. pelo Engenheiro Civil e de Minas Victor Dequech, tendo sede em Criciúma, Santa Catarina. A empresa desenvolveu seus primeiros trabalhos realizando sondagens em minas de carvão mineral localizadas no sul do país.

(1960) Expansão Geográfica

Na década de 60, a GEOSOL passa a ter atuação nacional, executando trabalhos de sondagens em Pernambuco, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.

Expansão das atividades (1967)

Entre 1967 e 1978, tem início o ciclo de grandes transformações estruturais da empresa. É criado o laboratório de análises químicas e geoquímicas, voltado para clientes do setor mineral, que acaba por se tornar o maior do ramo no Brasil.

Posteriormente, é ampliado o parque de máquinas. Os trabalhos de geologia passam a contar com quase duas dezenas de geólogos e com diversos trabalhos de mapeamento geológico e avaliação de distritos mineiros.

A partir de 1970, a atuação se expande no campo de sondagens, com a aquisição de diversas sondas importadas. Em 1971, a sede é transferida para Belo Horizonte. A expansão da atividade de sondagens continua pelas duas décadas seguintes, por meio da modernização e padronização mecânica dos equipamentos, o que permite grandes ganhos de produtividade.

(1988) Nova sede

Para dar suporte ao seu crescimento tecnológico, a GEOSOL se transfere, de 1988 a 1992, para uma moderna sede própria em área de 36 mil m². Nessa área, é montada toda a infra-estrutura de apoio, abrangendo: sede administrativa, oficina mecânica, setor de diamantados, almoxarifados, pátios, estacionamento para 60 veículos, restaurante e laboratório para análises químicas.

Tecnologia (1990)

No final dos anos 80 e início dos anos 90, importantes companhias de mineração passam a terceirizar seus serviços de sondagens. Conseqüentemente, a GEOSOL cresce de forma expressiva para atender à demanda de serviços em todo território nacional. Além de operar com equipes de perfuração rotativa a diamante do tipo convencional, a empresa passa a utilizar método wire line para abertura de furos profundos, bem como equipes de sondagem rotopercussiva operando com método de circulação reversa; há, também, a aquisição de equipamentos para desvio e controles de trajetórias de furos e a importação de sondas hidráulicas automatizadas.

Permanência e renovação

Em paralelo ao seu crescimento físico e tecnológico, a GEOSOL esteve sempre atenta a sua permanência no mercado. Desde 1970 ela deixa de ser uma empresa familiar, passando a ser constituída, exclusivamente, por sócio-empregados brasileiros – política essa iniciada por seu fundador Victor Dequech, a qual integra como sócios os funcionários com atuação destacada na empresa.

Promovendo essa abertura de capital aos seus empregados, a GEOSOL assegura não apenas sua sobrevivência como empresa, como também renova seu potencial humano por meio da integração de novos profissionais à sua estrutura técnica e gerencial. Atualmente, os sócios empregados são detentores de boa parte do capital da empresa.