Serviços

• Sondagem Diamantada: Liderança mundial em sondagem para pesquisa de minério de ferro.

A sondagem rotativa diamantada é o método mais utilizado para a obtenção de amostras geológicas, conhecidos como testemunhos, obedecendo os padrões Diamond Core Drill Manufacturers Association – DCDMA.

A GEOSOL dispõe de sondas rotativas de vários portes, montadas sobre caminhões, esteiras, trailers com rodas, skids, podendo ser confeccionadas com estrutura de alumínio para fácil transporte, manuseio e menor impacto ambiental.

As amostras são obtidas desde a superfície até grandes profundidades e retratam fielmente as características físicas, químicas e geológicas das rochas atravessadas.

São empregados dois métodos operacionais, de acordo com as condições geológicas e estratigráficas encontradas: Convencional e “Wire Line”.

Método Convencional: Consiste na utilização de uma composição formada por coroa diamantada, calibrador ou luva, barrilete amostrador, hastes e demais acessórios. A cada coleta de amostra é necessária a retirada de todo o ferramental do interior do furo. É indicado para obter grandes volumes de material geológico, através de testemunhos de diâmetro variando de 92,80 mm (T-116) até 165,00 mm (ZW).

Método “Wire Line”: Após cada manobra de corte do testemunho, somente o tubo interno do barrilete é alçado à superfície, por meio de cabo de aço tracionado por guincho, passando por dentro das hastes de perfuração. Neste sistema, não há necessidade da retirada do hasteamento do interior do furo, exceto para a troca de coroa ou verificação da composição de perfuração. É uma sondagem altamente produtiva e segura, sendo indicada para execução furos profundos, podendo ser levada até extensões de 3.000 metros com testemunhagem contínua. 

diamantada

 


• Beneficiamento Mineral: Serviços de sondagem rotativa testemunhada para ensaios metalúrgicos em grandes diâmetros (ZW – furo de 192 mm e testemunho de 165 mm).

 

Grandes Diâmetros

 



Sondagem Air Core e Screw Core:
 Desenvolvida pela GEOSOL para sondagem em bauxita e prospecção de alumínio.

Air Core: Esse é o tipo de sondagem mais indicado para a prospecção da bauxita. Ar comprimido é usado como fluido de perfuração e as amostras são cuidadosamente recolhidas e lacradas em tubos de PVC. Tudo para evitar a contaminação dos testemunhos.

Screw core: Método usado para sondagem em rochas macias ou inconsolidadas a profundidades de até 30 metros. As amostras obtidas pelo método Screw Core são de forma contínua através de trados helicoidais. As sondas são de pequeno porte, apesar de bem potentes.

O trado inicial possui cabeça cortante, constituída de pastilhas que possuem excelente resistência ao desgaste. A vantagem desse método está em suas amostras geradas, sejam indeformadas e/ou incontaminadas.

air_core

 

 

 


Perfuração de Poços (Sondagem Rotary): Projeto de captação de mananciais de águas subterrâneas.

A perfuração Rotary é usada para a construção de poços tubulares e piezômetros, rebaixamento de lençol freático, etc.

O método também é indicado para rochas com baixo grau de coesão, como aluviões ou lateritas brandas, obtendo bons resultados em aluviões mineralizados em cassiterita, ouro, diamante etc.

 


Poços

 

Operação de perfuração de poços com sistema automático de acoplamento de hastes: O sistema hidráulico elimina o manuseio direto de ferramental de perfuração. 

 

Poços - ferramental

 


Heli-Drilling: Programa de sondagem em áreas remotas. 

heli


 Slim Drilling: Sondas de perfuração para gás natural. 

slim_drilling


 Sondagem Subterrânea: Técnicas para escavação em solo com minério sólido.

subterranea



Sondagem de Circulação Reversa (RC):
Perfurações com brocas de circulação reversa.

Muito utilizada na indústria mineral, a Sondagem Rotopercussiva de Circulação Reversa (RC Drilling) é indicada pela economia na obtenção de amostras a baixas profundidades e também para a perfuração de furos para carregamento e detonação, para pesquisas geotécnicas etc.

A GEOSEDNA é a empresa do grupo GEOSOL equipada para empregar os métodos rotopercussivos de circulação direta ou reversa (RC Drilling). 

RC Drilling  


 Perfilagem Geofísica:

A perfilagem geofísica é um método de investigação indireta que tem se mostrado muito eficaz na identificação de anomalias petrofísicas e na caracterização e delimitação de jazidas minerais. Com o surgimento e desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas, a perfilagem vem atendendo ao setor mineral com grande versatilidade de manuseio e aplicação.

A GEOSOL, atenta aos avanços tecnológicos, agregou ao seu parque de ferramentas sofisticadas sondas de perfilagem geofísicas, fabricadas pela Robertson Geolloging, para atender seus clientes nas mais variadas situações de investigação em furos de sondagem.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E CONFIRA NOSSO RESUMO TÉCNICO:

Resumo Técnico: Perfilagem Geofísica – GEOSOL

Perfilagem Geofísica